quinta-feira, 3 de março de 2011

Giardíase

 
É uma infecção pelo protozoário Giardia lamblia que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. Apesar de suas pequenas dimensões, as giárdias chegam a forrar a mucosa duodenal e de outrs áreas, tal sua abundância nos casos sintomáticos.
Em consequência, pode haver perturbação da absorção de gorduras e vitaminas e o aparecimento de quadro diarréico, com esteatorréia, cólicas abdominais, evacuações frequentes e emagrecimento. Entretanto, na maioria dos casos, a infecção é assintomática. Não há invasão intestinal.
O reservatório desse agente etiológico corresponde ao homen e alguns animais domésticos ou selvagens. Seu modo de transmissão é fecal-oral. Direta, pela contaminação das mãos e consequente ingestão de cistos existentes em dejetos de pessoa infectada, ou indireta, por meio da ingestõ de água ou alimento contaminado.
Epidemias podem ocorrer, principalmente em instituições fechadas que atendam crianças, sendo o grupo etário mais acometido situado entre 8 meses e 10 à 12 anos. A concentração de cloro utizada habitualmente para o tratamento da água não é suficiente para destruir os cistos de giárdia. A prevenção compreende à adoção de medidas higiênicas de controleà propagação e o tratamento consiste na administração de derivados nitromidazólicos.
A giárdia lamblia,ao aderir à parede intestinal,cria uma BARREIRA,impedindo a absorção de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário